quarta-feira, 24 de junho de 2009

PROJETO PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO





O Projeto Pedagogia da Alternância surgiu em 2002 vinculado à Diretoria de Programas de Pastoral (DPP) e posteriormente vinculado à Diretoria de Programas de Extensão (DPE), da Pró-reitoria de Extensão (PROEx) da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Nestes sete anos de trabalhos, o Projeto atuou em várias direções: assessoria à União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) e a Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT); realização do Curso de Especialização em Pedagogia da Alternância; participação no Curso Técnico em Agropecuária da Associação Mantenedora da Escola Família Agrícola (AMEFA) de Pe. Bernardo/GO; contribuição com o estudo e a reflexão sobre a Educação do Campo em diversos municípios; coordenação do Grupo de Estudo e Extensão sobre Pedagogia da Alternância e Educação do Campo que conta com a participação de Universidades e Centros de Formação por Alternância do Estado de Goiás; participação na construção do Centro de Formação da Agricultura Familiar (CENTAF) no Território Estrada de Ferro, mantido pela União Brasiliense de Educação e Cultura. Internamente, na UCB, foram realizadas várias atividades de estudo, aprofundamento e divulgação da Pedagogia da Alternância, contando com a participação de estudantes, intensificando o diálogo com Cursos e Programas em vista de trabalhar a Pedagogia da Alternância no meio urbano e no campo no Distrito Federal e entorno.
Desta forma, o projeto vem atuando em diversos contextos sócio-educacionais, contribuindo para a concretização do compromisso social e da missão da UCB, trazendo o tema da Educação do Campo tanto para o Ensino, quanto para a Pesquisa e a Extensão. Ao mesmo tempo contribuiu para a consolidação das Linhas Prioritárias da Pró-reitoria de Extensão.

Um comentário:

Luciana disse...

A Pedagogia da alternância veio e o Plano de formação vieram para proporcionar crianças e jovens cada vez mais entendidos do mundo que os rodeiam,dando a oportunidade para aqueles que aprendem de passar adiante o que aprendeu em seu meio familiar, trabalho ou em qualquer espaço em que se encontre.